Somos uma Incubadora que contribui para melhoria das mudanças climáticas e apoiando negócios de impacto, sociais e empreendedores qualificando as pessoas e organizações de periferias, agricultura familiar, artesãos, povos e comunidades tradicionais e quilombolas.

A MISSÃO

A Arca Multincubadora tem como missão promover a qualidade de vida, por meio do desenvolvimento de Redes de comercialização, Economia Solidária, Segurança alimentar e Saudável, produção Orgânica e/ou Agroecológica, Extrativista, Negócio de Impacto Social, Cultural e Ambiental, contribuindo para o desenvolvimento econômico, financeiro, social, cultural, educacional, esportivo e ambiental.

NOSSA VISÃO

Ser reconhecida, até 2023, como referência no apoio ao desenvolvimento de redes de prestação de serviço, produção e comercialização de impacto social no Estado de Mato Grosso

NOSSOS VALORES

Os nossos Valores estão pautados nos compromissos, na confiança recíproca, na cooperação, na disseminação do conhecimento, na mobilização, na multidisciplinaridade, nas parcerias, na postura proativa, na promoção de Tecnologias Sociais, na Economia Verde, no Economia Criativa e Regenerativa, a Diversidade na Transparência e na Cultura Local.

OS OBJETIVOS ESTRATÉGICOS

As ações estratégicas da Arca Multincubadora têm como base os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS. Pautamos nosso trabalho orientado pela inclusão e na perceptiva de igualdade, respeito e confiança. Para tal, temos os seguintes pontos estratégicos:

  1. Oficinas participativas;

  2. Participação Social;

  3. Assistência Técnica Social Participativa;

  4. Espaço de Ideação - Articulação;

  5. Produção Sustentável;

  6. Rede de Comercialização;

  7. Assessoria e Consultoria;

  8. Educação ambiental;

  9. Qualificação: Gestão, Mercado, Capital, Tecnologia, Empreendedorismo, Meio ambiente e sustentabilidade.

  10. Promover a cultura empreendedora e a Economia Criativa;

LINHAS DE ATUAÇÃO

Extrativismo: Realização de orientações vivenciais de beneficiamento, acondicionamento, controle de qualidade e estocagem dos produtos finais; estimativa de custos de produção de cadeias da Sociobiodiversidade;

Agroecologia: Transição Agroecológica com certificação Orgânica.

Comercialização em Rede: A Rede Digoreste está em fase de consolidação e atende 7 municípios: Cuiabá, Várzea Grande, Poconé, Nossa Senhora do Livramento, Jangada, Chapada dos Guimarães e Rosário Oeste;

Assistência Técnica Participativa: A prestação do serviço no intuito de preparar e orientar as famílias a iniciar o processo de transição para Agroecologia com vistas a certificação Orgânica.

Espaço de Ideação: Promove a transferência de conhecimento, o aprendizado, a troca de experiência, a qualificação e os relatos das dificuldades, fragilidades e principalmente as ações que deram certo e que são propulsoras da transformação social.

Oficinas: Nas ações que serão desenvolvidas na comunidade é importante o engajamento para o sucesso, a continuidade e reaplicação do conhecimento adquirido. Para tal a Arca Multincubadora vem desenvolvendo estudos e avaliações que permitam ser mais assertivos junto ao público. Podemos perceber nas qualificações uma melhor participação e engajamento com um dialogo aberto, a partir do conhecimento e cultura local com inúmeras participações e relatos de experiências.

Processo de Incubação: A Arca Multincubadora o processo de incubação que leva até 2 anos podendo ser prorrogado, no processo de incubação que é voltado para os empreendimentos prestando serviço de assessoria e consultoria nos eixos empreendedor, mercado, capital, Inovação, gestão e meio ambiente. A métrica de atuação da Arca Multincubadora se diferencia das demais incubadoras do Brasil, em razão do modelo de atuação ser com empreendimento social de periferias e comunidades rurais. Este modelo foi esculpido para atender a diversidade do público e assim melhora o desempenho da organização.

Agroindústrias: A atuação da Arca Multincubadora sempre foi pensada na Gestão Administrativa, financeira e econômica da organização e também dos associados levando o conhecimento de Tecnologias de produção mais robustas para manter o ponto de equilíbrio do empreendimento.

Educação ambiental e cultural: A Arca Multincubadora esta desenvolvendo a metodologia de integração de escola e comunidade, envolvendo a comunidade escolar e a comunidade do entorno, proporcionando um ecossistema propicio a implantação de sistemas de gestão ambiental e cultural integrada.

Incubadora de Impacto Social: A Arca Multincubadora tem um compromisso em apoiar negócios sociais, segundo a Anprotec é uma "entidade que tem por objetivo oferecer suporte a empreendedores para que eles possam desenvolver ideias inovadoras e transformá-la em empreendimentos de sucesso.”

Composição Triênio - 2019 a 2022

Diretoria

Presidente: Celso Kiyoshi Hazama

Vice Presidente: Valter Yoshinobu Yamaguchi

Vice Presidente Secretário: Ruiter Pinto de Araujo

Conselho

Edimar Joaquim

Valdeon Ferreira dos Santos